Treinamento

Nesta semana, os incêndios no Pantanal chegaram à rodovia Transpantaneira, que liga o município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, a Porto Jofre, na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul. No entanto, o bioma já vem queimando há mais de 30 dias, nos dois estados. Até o momento, o fogo consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro. É o pior novembro em número de incêndios em 21 anos. Conheça também a equipe do Conselho do CCTS.

Conheça também os laboratórios relacionados ao CCTS.

  1. Edital
    1. Conheça
    2. Conheça 2
  2. sfsdfs
  3. Ldfsdfsista de Espera 
  4. sdfsdfsdfdssf
  5. dfgdfgfdfdg

Apresentação

Incêndios no Pantanal fecham rodovia, obrigam evacuação de pousadas e matam fauna: 'difícil encontrar animais vivos', diz veterinário
Pouca chuva e os efeitos do El Niño explicam o recorde de focos de fogo em pleno período chuvoso, que vai de outubro a março, segundo especialistas. De acordo com o meteorologista Guilherme Borges existem regiões isoladas em que não se pode atribuir a culpa dos incêndios à ação humana.

Apresentação 2

sfdsdfsdfdsdsf

Apresentação 3

sdfsdfsdfdsfdsfds

Conclusão

"As pancadas de chuva na região não acumulam valores significativos e geralmente estão acompanhadas por raios. Quando esses raios atingem o solo e entram em contato com a vegetação já muito seca, favorecem a ocorrência de queimadas. Outro fator importante são os ventos, que ajudam a espalhar o fogo com mais facilidade", explica.
Guilherme ainda destaca que este ano é marcado pelo fenômeno El Niño, caracterizado por deixar a massa de ar mais seca sobre a parte central do país.

Cartaz do Evento de divulgação do livro Jornada Maçaricos. Dia 18/03/22 através do facebook ABCD

Assim, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, enquanto a chuva ocorre de maneira irregular, em pancadas associadas ao forte calor, sem acumular valores significativos que possam combater os focos de incêndio.

Clique aqui para ler a notícia na integra no portal do G1.

Clique aqui para ler a notícia na integra no portal do G1.

Clique aqui para ler a notícia na integra no portal do G1.

Clique aqui para ler a notícia na integra no portal do G1 (link externo)

Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail ccts@ufscar.br