Apresentação

O campus da UFSCar em Sorocaba foi criado no ano de 2005 por meio da Resolução ConsUni nº 495, de 04 de março de 2005, tendo iniciado suas atividades 2006, quando passou a funcionar temporariamente em dois locais disponibilizados pela prefeitura da cidade, uma unidade administrativa e outra acadêmica.

No ano de 2008, com a conclusão das obras de infraestrutura (salas de aula, laboratórios didáticos, prédios administrativos, salas de professores, restaurante universitário e biblioteca), o campus iniciou suas atividades em local próprio, uma área de 70 ha com grande disponibilidade de espaço para expansões, localizada a poucos minutos do centro da cidade de Sorocaba.

Em seu início, o campus de Sorocaba da UFSCar contou com uma estrutura administrativa provisória na qual todas as atividades eram centralizadas na figura de um Diretor de Campus. Após o processo de implantação, para adequar-se à infraestrutura administrativa vigente na UFSCar, em 2011 o campus foi enquadrado dentro de um único Centro administrativo, o Centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade - CCTS/UFSCar Sorocaba, Resolução ConsUni nº 695, de 06 de maio de 2011. Nos anos seguintes, com o aumento dos números de cursos de graduação e pós-graduação e com as contratações de novos docentes, o campus foi subdividido em três Centros, mantendo-se o CCTS e criando-se: o Centro de Ciências Humanas e Biológicas – CCHB, em dezembro de 2013, e o Centro de Ciências e Gestão em Tecnologias – CCGT, criado em maio de 2014. Com isto, foram também criados os respectivos Departamentos Administrativos aos quais os docentes e técnicos administrativos passaram a ser vinculados.

Portanto, o CCTS passou a funcionar com sua composição e configuração atual a partir de 2014. Cabe ressaltar que, atualmente, no Centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade todos os docentes possuem doutorado. Atualmente o CCTS conta com 58 docentes e 21 técnicos administrativos, subdivididos em dois Departamentos, quatro cursos de graduação, três programas de Pós-Graduação acadêmicos e dois Programas de Pós-Graduação Profissionais e dois Programas de MBA.