UFSCar abre Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência em Sorocaba

A UFSCar inaugura no dia 18 de outubro, o Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência (MzCTLUM), em seu Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), na cidade de Sorocaba.

A UFSCar inaugura na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, o Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência (MzCTLUM), em seu Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), na cidade de Sorocaba. A luminescência - emissão de luz pela matéria - é um processo físico de interesse multidisciplinar, fundamental para a Física, Química e Biologia, e com inúmeras aplicações tecnológicas nas áreas da Ciência dos Materiais, Biotecnologia, Biomedicina e Meio Ambiente. Entre os diferentes tipos de luminescência, o Museu da UFSCar se especializa em bioluminescência, ou seja, na emissão de luz fria e visível por organismos vivos, além de outras formas de luminescência de interesse biológico como fluorescência e quimioluminescência.

O projeto foi idealizado pelo professor Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), do Campus Sorocaba da UFSCar e líder do grupo de pesquisa Bioluminescência e Biofotônica da Instituição. Viviani é o atual presidente da International Society Bioluminescence and Chemiluminescence (ISBC).

O MzCTLUM constitui uma atividade de divulgação científica do programa de extensão universitária "Inovação, Divulgação e Aplicação de Tecnologias Bioluminescentes", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, e do projeto temático "Bioluminescência de artrópodes: diversidade biológica e molecular; origem bioquímica e anatômica; evolução estrutural/funcional e engenharia de proteínas bioluminescentes; aplicabilidade biotecnológica, ambiental e educacional", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); ambos coordenados por Viviani.

A inauguração do Museu será às 17 horas, com a abertura da exposição "Vagalumes da Mata Atlântica: símbolos da biodiversidade, lanternas da inovação". O evento de inauguração é apenas para convidados. O Núcleo ETC da UFSCar está localizado à Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, bairro Santa Rosália, em Sorocaba.

O Museu estará aberto para visitação do público às quartas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas, mediante agendamento prévio, e durante exposições específicas. Mais informações com professor Vadim Viviani, pelo e-mail , ou com a secretária Maria Célia da Silveira, pelo telefone (15) 3202-2472.