UFSCar abre inscrições para curso sobre pesquisa colaborativa

Estão abertas as inscrições para o Researcher Connect 2017, programa realizado pelo British Council e composto por uma série de cursos de desenvolvimento profissional de curta duração, voltados para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. As aulas são ministradas em Inglês e têm o objetivo de aprimorar as habilidades em comunicação científica em contextos internacionais e multiculturais.

A UFSCar foi contemplada com o curso Tipo 3, “Focus on collaborative research and funding”, e selecionará 25 pesquisadores para participar da atividade no Campus São Carlos. O intuito é mostrar caminhos para realizar pesquisa em colaboração com outros países, principalmente os de Língua Inglesa. Também indicará aos participantes os meio de financiamento para viabilizar essas colaborações. Os participantes devem ser estudantes de doutorado, pós-doutorado ou professores em início de carreira, de qualquer universidade, com até 10 anos de formação. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de janeiro pelo e-mail mcominetti@ufscar.br, sendo necessário enviar currículo e informações sobre nível de carreira e área de pesquisa.

Os inscritos deverão demonstrar padrão nível B2 de proficiência na Língua Inglesa. Após o encerramento das inscrições, os pesquisadores passarão por uma seleção, que consistirá na aplicação do teste OPT (Online Placement Test) com o intuito de avaliar o nível de proficiência em Inglês. O teste tem caráter eliminatório.

O curso é gratuito e acontece de 20 a 23 de fevereiro, das 8 às 17 horas, no Núcleo de Formação de Professores, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A programação completa será enviada aos pesquisadores selecionados. No dia 20, a atividade conta com a participação da Royal Society of Chemistry. A organização do evento ressalta que, nesta data, doutorandos, pós-doutorandos e professores da área de Química poderão participar, sem necessariamente realizar todo o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mcominetti@ufscar.br, por meio do qual também é possível sanar dúvidas sobre a atividade.

Sobre o Researcher Connect

Desenvolvido pelo British Council, o Researcher Connect é um curso de desenvolvimento profissional, totalmente ministrado em Inglês, que foca no aprimoramento de habilidades em comunicação para contextos internacionais e multiculturais. Seu intuito é fornecer insights aos participantes, bem como compreensão e ferramentas para se comunicarem de maneira eficiente em Inglês, independentemente da situação ou do contexto.

Sua função secundária é o desenvolvimento de pensamento crítico e de habilidades críticas e reflexivas. O curso é estruturado módulos ministrados em formato de workshops por treinadores experientes e altamente qualificados. Mais informações sobre o programa estão disponíveis neste link ou no site.